Nossa despedida à Professora Emérita da UFRJ Helena Parente Cunha

NOTA DE PESAR

A Faculdade de Letras comunica, com profundo pesar, o falecimento de Helena Parente Cunha, Professora Emérita da UFRJ, ocorrido em 11 de fevereiro de 2023. Nossa despedida à querida professora do Departamento de Ciência da Literatura e do Programa de Pós-Graduação, pesquisadora, ensaísta e crítica literária, como também poeta, ficcionista e tradutora. É ímpar recordar que em 1954, com bolsa de estudos da Capes, a Professora Helena especializou-se em Língua, Literatura e Cultura Italiana em Perugia, na Itália, o que foi importante para a área de estudos italianos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 1968, trabalha na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde exerceu cargos como o de Diretora de Unidade, dentre outros de representação na Faculdade de Letras e na UFRJ, até agosto de 1997, quando a professora se aposentou, mas, como professora emérita, atuou na pós-graduação (mestrado e doutorado) do Programa em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ, orientando e ministrando cursos de extensão. Estreou na literatura em 1960, com o livro de poemas Corpo do Gozo, premiado no Concurso de Poesia da Secretaria de Educação e Cultura da Guanabara, em 1965. Após este, muitos foram as publicações e premiações recebidas e nas páginas de seus vários livros poderemos encontrar um pouco da Professora Helena Parente.

A Faculdade de Letras presta condolências aos familiares, amigos, colegas e lamenta a perda desta grande professora.