Homenagem à Prof.ª Helena Gryner

Helena Gryner (23/09/1942 – 23/04/2024)

A Profª. Helena Gryner em 2016, numa cerimônia acadêmica da UFRJ,
com a veste talar com a cor do curso de Letras.

Helena Gryner, filha de Gryner Szlama Zelman e Chana Gryner, irmã de Rachel, Samuel e Ary, nasceu no Rio de Janeiro em 23 de setembro de 1942. Graduou-se em Letras Neolatinas na Universidade Católica de Petrópolis em 1964, onde J. Mattoso Camara Jr. lecionava e a quem agradeceria, anos mais tarde, por lhe ter despertado “como a tantos outros, o gosto pelos estudos da língua no contexto sócio-cultural”.
Em 1970 - o mesmo ano do credenciamento dos cursos de mestrado e de doutorado em Teoria Linguística e em Filologia na UFRJ - começou o mestrado sob orientação de Jürgen Heye, com o tema “ A variação em verbos impessoais na cidade de Petrópolis”.
Em 1979 começava o doutorado na UFRJ sob orientação de Anthony Naro. Defenderia a tese A variação de tempo-modo e conexão nas orações condicionais em português em 1990. Na dedicatória, o nome da sobrinha, Shana. Helena dizia que o tempo na elaboração da tese podia ser medido no crescimento de Shana: do nascimento ao início da adolescência.
Foi professora do Departamento de Linguística e Filologia e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O nome de Helena Gryner está ligado ao do PEUL/ Programa de Estudos sobre o Uso da Língua, voltando-se para a interação entre sintaxe e discurso.
A convivência com Helena Gryner não era apenas uma aula de Linguística: ela trazia para as conversas um olhar arguto sobre os problemas sociais. Nada disso parou com sua aposentadoria: basta ver o número de manifestos com seu nome que podem ser encontrados na internet desde 2016.
Helena Gryner faleceu no dia de São Jorge, que, no Rio de Janeiro deixou de ser apenas um santo da igreja católica para simbolizar muitas lutas sociais. Era como se até na morte ela nos lembrasse que o papel do intelectual na sociedade tem de ser mais que a comunicação entre pares submetida a peer review.

Professora Maria Carlota Rosa
Dept. de Linguística e Filologia/ Programa de Linguística e Filologia