Núcleo de Inclusão e Acessibilidade – NIA



SOBRE

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade – NIA atua na acessibilidade das pessoas com deficiência na Faculdade de Letras da UFRJ, em espaços, materiais, ações e processos desenvolvidos na Faculdade, promovendo a inclusão educacional e social dessas pessoas. Objetiva-se propiciar a permanência dos discentes deficientes com o propósito de fortalecer as práticas inclusivas de acesso à educação superior e também proporcionar acessibilidade aos docentes e técnicos com deficiência da Faculdade de Letras.

O Núcleo, além de refletir o contexto educacional inclusivo, é composto por servidores que promovem ações de acolhimento, de informação e de integração dos discentes com a comunidade acadêmica, com a colaboração da Diretoria de Acessibilidade da UFRJ – DIRAC e das indicações do Fórum Permanente UFRJ Acessível. Essas ações são desenvolvidas a partir de estudos em pesquisas científicas e da participação em capacitações a respeito da pessoa com deficiência.

O NIA dispõe de materiais e recursos tecnológicos, que contribuem para a acessibilidade em sala de aula e produção de materiais didáticos. Também são disponibilizadas orientações, no formato de artigos e links de sites, que buscam interação entre tecnologia e informação, proporcionando o acesso às informações sobre inclusão.


ATIVIDADES DO NIA


CONVERSA COM O PROFESSOR

Momento de conversa com docentes da Faculdade de Letras, em reuniões coletivas ou individuais, a fim de informar demandas de alunos com deficiência e compartilhar estratégias de ensino-aprendizagem desses discentes.


ENCONTRO COM O ALUNO

Conversa com os alunos deficientes da Faculdade de Letras, em reuniões coletivas ou individuais, a fim de conhecer as demandas desses alunos e poder colaborar com a vida acadêmica.


DIÁLOGO EM FAMÍLIA

Oportunidade de diálogo com os responsáveis de alunos a fim de possibilitar um momento de troca de experiências e conhecer sobre as individual ou em grupo.


CAPACITAÇÕES

Oferta de oficinas, palestras, cursos, eventos, pesquisas sobre acessibilidade, Tecnologias Assistivas, políticas educacionais e estratégias de ensino-aprendizagem para pessoas com deficiência.


ACESSIBILIDADE EM SALA DE AULA

- Carteiras adaptadas de estudo para cadeirantes

- Carteiras adaptadas para manuseio de notebooks/tablet para pessoas com mobilidade reduzida

- Notebook ou tablet para uso em sala de aula com leitores de tela para pessoas cegas ou com softwares que permitem ampliar o tamanho da fonte dos textos para pessoas com baixa visão.

- Reserva de salas de aulas para alunos que necessitam de maior tempo para realizar avaliações.

- Produção de material didático e avaliações em Braille para alunos cegos ou com baixa visão mediante solicitação dos professores.


FACILITADORES DA APRENDIZAGEM

Alunos bolsistas enviados pela Diretoria de Acessibilidade – DIRAC/UFRJ são encaminhados para acompanhar alunos com deficiência. O NIA colabora com o controle de frequência e o acompanhamento dessas atividades.


CLAC-NIA ACESSIBILIDADE

Em parceira com o CLAC, o NIA propõe um sério projeto de extensão (cursos/palestras/oficinas) sobre ensino para pessoas com deficiência, na modalidade presidencial/distância, para instrutores do CLAC, comunidade acadêmica da UFRJ e público externo. Este projeto visa à capacitação básica sobre acessibilidade, Tecnologias Assistivas, políticas educacionais e estratégias de ensino-aprendizagem para pessoas com deficiência.


CONSULTORIA

O NIA informa sobre legislação, acessibilidade e estratégias de ensino para pessoas com deficiência, por meio de agendamento.


ACESSO AO CONHECIMENTO

O NIA busca propostas de Tecnologia Assistiva que possam colaborar com o acesso ao conhecimento, por exemplo, a instalação de softwares em laboratórios de informática e biblioteca da Faculdade de Letras como o DOSVOX, software desenvolvido pelos Projetos de acessibilidade do Instituto Tércio Pacitti - NCE/UFRJ (http://intervox.nce.ufrj.br/).



AÇÕES NA FACULDADE DE LETRAS


VOX - PRODUÇÃO DE MATERIAIS EM ÁUDIO PARA PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VISÃO

Criado em 2018, pela professora Katia Teonia Costa de Azevedo (Departamento de Letras Clássicas da Faculdade de Letras), este projeto desenvolve textos acessíveis para alunos dos cursos de Letras, que sejam cegos ou com baixa visão, contribuindo para a inclusão e permanência dessas pessoas no contexto acadêmico. Atualmente, o projeto está sendo coordenado pelo Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NIA) da Faculdade de Letras.


LIBRAS PARA TODOS: ENSINO A DISTÂNCIA

Criado em 2017, pela professora Valeria Fernandes Nunes (Departamento de Letras-Libras da Faculdade de Letras), este curso de extensão fornece ambiente de ensino-aprendizagem de conhecimentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Cultura Surda.

SITE: https://valerianunes8.wixsite.com/meusite/librasead


Equipe

Fernanda Grazielle Aparecida S. de Castro (Coordenação Acadêmica)

Roselane Loureiro Gadelha de Azedias (Técnico em Eletrotécnica)

Christina Georgia Fernandes dos Santos (Técnico em Eletrotécnica)

Jacinelma Melo Santos Machado (Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais)

Daniel Lima Nascimento (Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais)

Sonia Cristina Reis (Gabinete Direção Faculdade de Letras)


Contato

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço: Av. Horácio Macedo, 2151 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-917, SALA F-102.

Ouvidoria

Ouvidoria UFRJ

Portal UFRJ

Portal

ENDEREÇO

Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Cidade Universitária - CEP 21941-917
Rio de Janeiro - RJ